terça-feira, 19 de janeiro de 2016

On the Jellicoe Road - Melina Marchetta

"Aconteceu na Estrada Jellicoe. A estrada mais bonita que eu já vi, onde as copas das árvores fazem um túnel para Shangri-la."¹



Taylor Markham foi escolhida a nova líder da Escola Jellicoe, e com isso vem responsabilidades. Além de cuidar das meninas da sua casa, ela tem que controlar as ações diplomáticas da sua escola na guerra territorial contra os Townies e os Cadetes, que vem de Sidney uma vez por ano. E não teria momento pior para isso. O líder dos Cadetes é Jonah Griggs, um menino que atrapalhou sua fuga anos antes, quando ela saiu em busca da mãe que a abandonou aos 11 anos na Estrada Jellicoe. E, além disso, Hannah, a única figura adulta da vida de Taylor, desapareceu, e a única pista que a menina tem é o manuscrito incompleto deixado por Hannah, que conta a história de cinco adolescentes que teriam estudado na Escola Jellicoe, nos anos 80.
Em meio a negociações por território e tentativas de impedir invasões, Taylor tenta entender os mistérios do próprio passado, para onde Hannah foi, e como lidar com suas responsabilidades. A história da garota é uma jornada de descobrimento próprio, e é fácil pegar carona e se transportar para a própria Escola Jellicoe. Em alguns momentos, o livro é triste e sombrio, e todo sofrimento é crível. Assim como todos os sorrisos e brincadeiras. O que mais me chamou atenção foi que, apesar da escuridão que paira em alguns momentos, principalmente no manuscrito de Hannah, ainda é possível ver esperança. Em meio a tragédias que possam acontecer, é possível ver que não é necessário que a vida como um todo vire tragédia. Mesmo com todas as coisas ruins que aconteceram em sua vida, nunca conhecer o pai, ter sido abandonada pela mãe, Taylor consegue viver. E esse "conseguir viver" vem durante o livro. É a jornada que nós vemos.
Outra coisa que me fez gostar ainda mais foi o lugar. Eu acredito que o lugar onde uma história se passa é tão importante quanto os personagens e o próprio enredo. E a força do lugar nos é mostrada no próprio título do livro: Na Estrada Jellicoe. Essa não é apenas uma história sobre Taylor Markham, os cinco adolescentes dos anos 80 e a guerra territorial. É a história da Estrada Jellicoe através dos anos. E que história maravilhosa.

On the Jellicoe Road tem previsão de lançamento ainda esse ano pela Editora Seguinte, a capa da versão brasileira já foi divulgada, e já há uma página dessa versão no Skoob. Eu li a versão Kindle em inglês. Agradecimentos eternos à Débora pela recomendação do livro.

Skoob (média 4.6) / Goodreads (média 4.16)

¹"It happened on the Jellicoe Road. The prettiest road I'd even seen, where trees made breezy canopies like a tunel to Shangri-la." (Tradução minha, porque a versão em português ainda não foi lançada).

2 comentários:

  1. "Essa não é apenas uma história sobre Taylor Markham, os cinco adolescentes dos anos 80 e a guerra territorial. É a história da Estrada Jellicoe através dos anos. E que história maravilhosa." SIM, REALMENTE! eu amo esse livro com a força de mil sóis e é meu objetivo da vida fazer com que todos que eu conheça leia ele! Eu to muito feliz que você gostou! Ótima resenha! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada de novo, Debre! <3 Eu nunca ia ter descoberto esse livro, sério. E espero que todo mundo se sinta inspirado e leia esse livro, todo mundo precisa ler!

      Excluir