terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Award's Season 2015

Chegou ao fim a época mais empolgante da televisão: a temporada de premiações. E essa do ano de 2015 excedeu minhas expectativas. No começo eu estava desanimada, aí fiquei empolgada por causa do Globo de Ouro, desanimei com as indicações do Oscar, acabei deixando o SAG passar, assisti só as apresentações do Grammy, e acabei achando a cerimonia de entregue do Oscar melhor do que eu esperava. Eu cheguei a considerar fazer um post sobre cada premiação, mas desisti, e aqui estou com os meus momentos favoritos desses quatro grandes shows.

O discurso de Gina Rodriguez nos Golden Globes


A atriz Gina Rodriguez, de Jane The Virgin, ganhou o Golden Globo de melhor atriz em uma série de comédia, o que marcou não só por ser o primeiro Golden Globe de uma série da CW, mas também pelo discurso lindo da atriz. Além dos agradecimentos normais, a atriz falou: "Esse prêmio é muito mais do que eu mesma, ele representa uma cultura que quer se ver como heroís".

O discurso de Common nos Golden Globes


Depois de ganhar melhor canção original por Glory, do filme Selma, o Common fez um discurso sensacional e emocionante.

Transparent ganhando o Golden Globe de melhor série


E a criadora da série, Jill Soloway dedicando o prêmio à memória de Leelah Alcorn.

O discurso de Viola Davis no SAG Awards



Viola Davis ganhou o prêmio de melhor atriz em série dramática por seu papel em How To Get Away With Murder, e durante seu discurso agradeceu aos produtores da série por "pensarem que uma mulher sexualizada, confusa e misteriosa poderia ser uma mulher afro-americana de pele escura e de 49 anos e que se parece comigo." 

Todo o segmento sobre violência contra mulher nos Grammys




Durante a cerimônia dos Grammys, foi exibido um vídeo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no qual ele apresentava um programa para o fim da violência contra mulheres e meninas. Em seguida, Brooke Axtell, vítima de violência doméstica deu um depoimento emocionante, no qual ela compartilhou sua história.

A apresentação de Beyoncé nos Grammys



Beyoncé cantou, junto com um coral de vozes masculinas formado apenas por homens negros, a música Take My Hand, Precious Lord. A música é considerada por muitos o hino do movimento de igualdade civil dos Estados Unidos, sendo a música favorita do reverendo Martin Luther King Jr..

A apresentação de Common e John Legend nos Grammys




Logo depois da Beyoncé, Common e John Legend subiram ao palco para apresentar Glory, encerrando a premiação.

A apresentação de Common e John Legend... Nos Oscars




A música era a mesma, mas a apresentação conseguiu ser ainda melhor. A ponte Edmund Pettus foi reproduzida no palco do Dolby Teather, e um coral simbolizou a marcha ocorrida há cinquenta anos, emocionando a todos, e fazendo boa parte da platéia chorar (alguém abraça o David Oyelowo, não, espera, a Oprah já fez isso).

O discurso de Common e John Legend nos Oscars




Ao agradecer o prêmio de melhor música original, os cantores chamaram atenção para os problemas atuais, dizendo que Selma é agora.

O discurso de Patricia Arquette nos Oscars




Enquanto aceitava seu prêmio de melhor atriz coadjuvante, Patricia Arquette chamou atenção para as desigualdades entre homens e mulheres, e pediu por salários iguais entre os gêneros (sendo aplaudida por Meryl Streep).

#AskHerMore


A hashtag tomou conta do twitter e chegou no Red Carpet dos Oscars. Atrizes como Reesee Witherspoon, Lupita Nyong'o e Julianne Moore se uniram ao movimento, e falaram sobre mais do que estavam usando, chamando atenção para assuntos importantes.

O discurso de Graham Moore nos Oscars




Graham Moore ganhou o prêmio de melhor roteiro adaptado por O Jogo da Imitação, e durante seu discurso chamou atenção a questão do suicídio, ao falar: "Eu tentei cometer suicídio aos 16 anos e agora eu estou aqui. Eu gostaria que esse momento fosse para aqueles que sentem como se não pertencessem a lugar algum. Você pertence. Continue estranho. Continue diferente, e então, quando for a sua vez, e você estiver nesse palco, por favor, passe essa mensagem para frente."

Operação Big Hero ganhando melhor animação


O filme da Disney pode não ter recebido tanto destaque quanto ao seu antecessor, Frozen, mas é tão importante quanto o mesmo. Com um elenco diverso, a mensagem que ele passa é importante, além de ser divertido.

Tudo sobre Alejandro G. Iñárritu 




O diretor mexicano ganhou o prêmio de melhor roteiro original (junto com seus colegas), de melhor diretor e de melhor filme, tudo por Birdman; e chamou a atenção para o tratamento dos imigrantes dentro dos EUA.

Lupita Nyong'o


Eu preciso falar mais alguma coisa aqui?

Eu acabei me empolgando e esse post ficou super comprido, mas deu pra entender porque eu amei essa temporada de premiações, né? Parece que finalmente o mundo do entretenimento está criando consciência da necessidade de mudança e de melhora. Agora é torcer por uma indústria cada vez mais diversa e engajada nas questões sociais.

2 comentários:

  1. Sim! Fico muito feliz ao ver coisas assim, mas ainda é chato ver que a falta de informação continua presente em muitas situações. O discurso do backstage da Patricia foi um exemplo, e deu um backlash danado. Embora tenha sim sido uma bola fora, acho que o movimento como um todo perde muito quando temos essa idolatração da pessoa quando ela fala algo legal e esse OH, CAIU NO MEU CONCEITO, ELA É WHITE FEMINIST quando a pessoa escorrega e não mede as palavras. Checagem de privilégios é uma coisa que é constante, que nem quando nos certificamos de que estamos com a carteira ou as chaves ao sair. Às vezes as pessoas escorregam, e precisamos tentar educar, analisar criticamente as coisas e não só diminuir e fazer alguém cair no nosso conceito porque ela disse algo problemático. As coisas já estão tão difíceis como são, quando o pessoal segmenta ainda mais, acho que só piora.
    (pronto, parei de reclamar na sua caixinha de comentários, hahaha)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Binca, eu não vi o discurso do backstage dela, por isso nem falei nada, e nem tinha ficado sabendo da repercussão. Vou procurar direito depois.

      Excluir